Plataforma Web dos Monumentos Virtuais
Transformação sentimental do espaço público através da arte e interação com tecnologias de dispositivos móveis
A exposição Corpo Monumento no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Aquário Hélio Oiticica. A narrativa da exposição foi uma série audiovisual Corpo Monumento, onde abordava questões dos corpos nos territórios urbanos, como espaços de inquietação, conflitos e insubmissão. A série foi produzida coletivamente sobre a afirmação desses corpos e suas individualidades.
Dentro desse processo de perceber e se envolver, a plataforma web www.monumentosvirtuais.ong.br abre espaço para uma continuidade de narrativas audiovisuais. Artistas de qualquer localidade podem enviar suas percepções audiovisuais e ações performáticas da dança, do circo, do cinema, da música e da integração das artes. A proposta é integração das artes e o acesso das informações seja por meio de festivais de cinema, exposição, dispositivos móveis, entre outras janelas.
A plataforma web integra artistas e produções com performances audiovisuais independentes e pode ser acessada através de códigos hackeados com arte. O código QR Arte aplicado nas ruas é um código que dá acesso aos Monumentos Virtuais. Cada artista ou grupo pode ser acessado por um celular, tablet, ou no mapa da plataforma web.
O projeto Monumentos Virtuais – Plataforma Web foi contemplado no Edital do Programa de Fomento à Produção Cultural Independente Geral – FUNCULTURA 2016/2017, da Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT-PE – e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE.
Processo de instalação do artista Cajú e abertura da exposição